segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009



















Colegas, damos início com a publicação deste nosso blog, ao processo de comunicação relativo aos Encontros Culturais liderados pelo prof. Terron.

Adicionaremos informações periodicamente, porém ainda usaremos e-mails, o meio mais conhecido por todos, para dar o alerta de que algo foi acrescentado ao blog.

Comentários construtivos serão sempre bem recebidos. Este é o nosso blog.



Encontros Culturais


Quais as finalidades dos Encontros Culturais?

Além dos aspectos culturais, de lazer e de vivência, espera-se que, com as reuniões, seja promovida a socialização e, principalmente, fomente-se amizade entre os participantes de modo que, dos encontros, outras atividades surjam (passeios, jantares, etc.).


Qual a dinâmica dos Encontros Culturais?

Serão exibidos filmes para suscitar as discussões citadas anteriormente. Os Encontros Culturais terão duração de três horas assim distribuídas: (1) após pequena explanação sobre a atividade de um determinado Encontro, exibe-se o filme previamente selecionado; (2) após a exibição do filme, tem-se um breve “coffee-break” para socialização, avisos, etc.; (3) retorna-se à sala onde foi exibido o filme para dar início às discussões as quais se alongarão até o tempo de duração daquele Encontro.


Quem participa dos Encontros Culturais?

Pessoas interessadas nos assuntos a serem discutidos e que tenham idade acima de 60 anos.


Como surgiram os Encontros Culturais?

Os Encontros Culturais são descendentes diretos das aulas sobre música e cinema que vinham sendo ministradas pelo Prof. Terron, dentro do programa da USP “Universidade Aberta à Terceira Idade”, desde o segundo semestre de 2006.


Quando acontecem os Encontros Culturais?

Os Encontros Culturais acontecem nas últimas sextas-feiras de cada mês, das 14h até 17h. Os primeiros encontros estão agendados para os dias: 27/3, 24/4, 29/5, 26/6 e 3/7/2009.


Onde são realizados os Encontros Culturais?

Os Encontros Culturais são realizados, com o apoio do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na sala de aula do piso superior do Bloco 22 do Conjunto das Químicas, situado na Av. Prof. Lineu Prestes, 580 – Cidade Universitária.


Programação para o 1o semestre de 2009

Tema dos Encontros para o período: Filmes sobre livros

Os livros são amigos maravilhosos. São companheiros incríveis que nos falam somente quando damos a eles a permissão, quando abrimos suas páginas e mergulhamos nas suas letras, espaços, gravuras e tudo o mais com que eles nos presenteiam. São perfeitos professores que nos ensinam. São confidentes de nossas mágoas, desejos e aspirações: com eles podemos até chorar e rir. Quem está acostumado a ler, não consegue ficar sem tê-los, sem ter o prazer de entrar em uma livraria, escolher um livro, e, ao abri-lo sentir o perfume das páginas ainda virgens e que serão devoradas pelos nossos olhos famintos, sem experimentar um prazer quase sensual em manter sua capa entre as mãos.

Existem muitos filmes que foram adaptados de livros, famosos ou não. Mas, apesar da magia das imagens construídas pela equipe que produziu uma película –roteirista, diretor, fotógrafo, atores, etc. – são as imagens suscitadas na nossa mente, pela leitura, aquelas que mais nos inebriam e nos dão prazer. É comum ouvir alguém dizer “Gostei muito de tal livro, mas o filme me decepcionou”. Claro que existem poucas e honrosas exceções, mas essas, de um modo ou de outro, confirmam a regra.

Os Encontros Culturais do primeiro semestre de 2009 prestarão homenagens a esses nossos silentes camaradas. Vamos assistir a quatro filmes que tratam de livros. Não serão considerados, necessariamente, filmes adaptados de livros, mas sim aqueles nos quais o livro é, digamos assim, personagem. Pesquisando sobre o assunto, percebi que tais filmes podem ser agrupados em algumas categorias:

(1) filmes nos quais os livros são usados como meio de mudar, educando, o comportamento de uma pessoa ou de uma comunidade. São filmes que nos falam, principalmente, de educação. Um exemplo desse tipo é a película “Escritores da Liberdade” (nota: os links para as sinopses e informações sobre os filmes citados estão logo a seguir). Dentro dessa categoria podem estar filmes no qual o enredo inclui uma pessoa mais experiente (um professor, um escritor, etc.) que influencia outro ser mais jovem (um aluno, por exemplo). Dois filmes desse tipo: “Encontrando Forrester” e “Garotos Incríveis”.

(2) películas que mostram a importância da leitura como meio, não só de informação, mas também, de conscientização e avanço humano. Desde há muito tempo que se fala o bordão “povo inculto é facilmente manipulado”. Então, a proibição da leitura seria um mecanismo excelente para a manipulação de um povo, de uma sociedade. Alguns filmes de ficção científica abordam esse tema como, por exemplo, “1984” e “Fahrenheit 451”, ambos adaptados de livros de mesmo título escritos, respectivamente, por George Orwell e Ray Bradbury. Uma observação, Fahrenheit é uma escala que mede temperaturas e 451 é a temperatura, nessa escala, na qual o papel pega fogo (título bem elucidativo do que o filme irá mostrar, não?). Outro que toca nesse tema é o maravilhoso filme franco/egípcio “O Destino”, que conta uma história que se passa, não no futuro, mas na Idade Média, onde a disseminação dos conhecimentos é impedida pela queima de obras consideradas inconvenientes pelos poderes, religiosos e seculares, do momento. Um outro exemplo de filme que poderia entrar nesta categoria é “O Nome da Rosa”, baseado em romance de Umberto Eco, cuja história ocorre, também, na Idade Média e que permite várias leituras (como toda boa obra aberta); o filme acentua uma das interpretações: a detetivesca – um monge vai, com seu ajudante noviço, descobrir porquê em um convento estão acontecendo mortes horrivelmente estranhas e todos os acontecimentos envolvem um livro pretensamente inexistente e inacessível. Outro filme importante nessa categoria: “Uma Cidade Sem Passado”.

(3) filmes que narram a vida, ou aspectos diversos de escritores, roteiristas de cinema, poetas, dramaturgos e outros artistas que tratam das letras. Existem muitos filmes que entram nessa categoria como, por exemplo, “Eclipse de Uma Paixão”, “Contos Proibidos do Marquês de Sade”, “Barton Fink - Delírios de Hollywood”, “Em Busca da Terra do Nunca”, “Os Irmãos Grimm”, “Pergunte ao Pó”, “O Libertino”, “Capote”. A lista de exemplos dessa categoria é enorme.

(4) filmes que tratam livros com auras maravilhosas, românticas, exóticas, eróticas, esotéricas, etc.. Talvez seja esta a categoria mais interessante, juntamente com os filmes da categoria (2). Têm-se exemplos formidáveis e intrigantes neste grupo: “Nunca te vi, sempre te amei” (mas que título infeliz os distribuidores escolheram para essa pequena obra-prima!), “O Clube de Leitura de Jane Austen” – muito interessante, mas o filme funciona melhor para que já leu vários livros da escritora em questão – ou assistiu filmes adaptados de seus romances, “Uma Leitora Bem Particular” (outro título sofrível), “Mais Estranho do que a Ficção”, “O Último Portal”, “O Livro de Cabeceira”, “O Livro de Próspero”, estes dois últimos saindo da cabeça delirante do diretor Peter Greenaway.

Essa classificação pode ser alterada, acrescida, etc.. No momento acho que é assim. Pode ser que no futuro eu venha a modificá-la.

Eu selecionei três filmes e deixarei o quarto para ser escolhido pelo grupo (para não dizerem que não sou democrático – hehehe!). Então, nossa programação será a seguinte:

27/3/2009

filme a ser exibido: Nunca Te Vi, Sempre Te Amei

24/4/2009

filme a ser exibido: Uma Leitora Bem Particular

29/5/2009

filme a ser exibido: Fahrenheit 451

26/6/2009

filme a ser exibido: a ser selecionado de lista a ser divulgada nos próximos dias.

3/7/2009 – Festa de encerramento


Sugestão de lição de casa: procurem as sinopses e dados dos filmes já selecionados na internet (Google, é claro: http://www.google.com.br/). Vão colecionando as informações e enviando para o Jair Rodriguez (jair.rodriguez46@gmail.com) colocá-las no blog.


11 comentários:

  1. É isso aí, pessoal!
    Temos o nosso blog!
    Visitem, enviem sugestões, comentem.
    Brevemente: sugestões de filmes para serem escohidos como assunto para o quarto Encontro.
    Será o nosso "Oscarzinho"!
    Não faltem - Grandes Emoções nos aguardam!

    Jair, parabéns!

    Terron

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jair pelo blog. Ótima iniciativa.Deixo aqui a sugestão de um filme: O ensaio sobre a cegueira.Outra sugestão: uso de um tipo de crachá com o nome
    de cada um para o conhecimento de todos.
    Regina Vitória

    ResponderExcluir
  3. Parabens que o blog vai indo de vento em popa. Se já é para votar, voto em O Leitor e se puder votar em dois O NOme daRosa

    Sugestão de film mais ou menos atual:Desejo e Reparação do livro Reparação. Relaciona bem livro com filme.

    ResponderExcluir
  4. OI JAIR, OBRIGADO PELA AJUDA.
    MEU VOTO É P/ FILME ESCRITORES DA LIBERDADE.

    HELIO BIROCCHI

    ResponderExcluir
  5. Quanto à escolha de um filme, gostaria de ver "O Leitor". Acho tb que o uso de crachá vai nos ajudar a nos identificarmos melhor. Não custa nada! Genny

    ResponderExcluir
  6. Meu voto é para o filme "O Leitor"

    ResponderExcluir
  7. Após assistir o filme "Nunca de vi, sempre te amei", além do que disse no momento, pensando depois, algumas coisas ficaram mais claras. Uma grande beleza dele é o encantamento em si, aquilo que é próprio do cinema, que não pode ser transmitido por nenhum outro meio. A história da época, ainda que muito bem condensada, pode ser contada por outros meios, mas a atmosfera, a magia, o universo criado, são únicos, e por isso o cinema atrai tanto.
    Outro aspecto é que pode-se interpretar que cada um, através de suas cartas, escreve um livro no qual ele próprio é o personagem e o outro é o leitor. Daí eles nunca se encontrarem pois o livro é essencialmente o encontro à distância entre o autor e o leitor. Esse distanciamento faz parte da natureza do livro.
    Valter

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal, gostei muito de participar do último encontro sobre cinema. Além de assistir a um belo filme - pela 2ª vez- valeu também pelos comentários. Cada um dos participantes focou um aspecto do filme. Isso é muito legal.
    Um abraço
    Regina V.

    ResponderExcluir
  9. O filme que escolhi para esse mes, dos oito que foram sugeridos , é : "0 NOME DA ROSA".
    Saudações a todos
    Wander Lemos Machado

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de sugerir um filme, para quem ainda não viu, que não fez muito sucesso, mas creio que gerará discussões saudáveis. Trata-se de "Instinto"("Instinct"), de 1999, com Hopkins e Gooding Jr.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Caio: anotada a sugestão. Vou procurar e assistir esse filme. Obrigado pela opinião.

    ResponderExcluir